quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Clássicos inesquecíveis entre Figueirense e Avaí

Fizemos uma pequena seleção de vídeos para retomarmos alguns momentos e personagens inesquecíveis na história do clássico de Floripa. O primeiro vídeo relembra o último clássico ocorrido no estádio Adolfo Konder; o segundo é da vitória do Avaí em 2008, em partida válida pelo Catarinense, em que Bebeto se envolveu em grande confusão ao comemorar em frente a torcida adversária; e, para finalizar, o clássico deste ano, que teve gol depois dos acréscimos, confusão da arbitragem e revolta de torcida e jogadores.

Último clássico disputado no Adolfo Konder - Avaí 0x2 Figueirense - Catarinese 1983

Avaí e Figueirense fizeram o último clássico no Adolfo Konder em 15 de setembro de 1983. A partida valia a vaga para a final da segunda fase do Catarinense, que, em homenagem ao Gênio das Pernas Tortas, naquele ano recebeu o nome de Taça Mané Garrincha. Carlos Roberto e Albeneir foram os autores dos gols da vitória do Figueira naquela partida, marcada por muita chuva e lama. O Figueirense ainda seria o campeão do torneio, após vencer o Marcílio Dias por 1 a 0 na grande decisão.



Comemorações, expulsões e polêmicas - Figueirense 0x2 Avaí - Catarinense 2008

A partida entre Avaí e Figueirense, válida pela oitava rodada do returno do Estadual, foi marcada por uma grande confusão após o último apito do árbitro. O Avaí vencia por 1 a 0, gol de Fabrício, quando, aos 48 minutos do segundo tempo, em contra-ataque rápido, Bebeto marcou o segundo, para selar a vitória avaiana. Na comemoração, o atacante mandou a torcida adversária ficar quieta, enquanto o companheiro Marquinhos (hoje no Santos) fazia a dança do créu. Asprilla e Élton tomaram as dores da torcida e partiram para cima dos jogadores do Leão da Ilha. Veja a confusão:



Empate no último minuto - Avaí 1 x 1 Figueirense - Catarinense 2010


Já no fim do jogo, disputado na Ressacada, o Avaí vencia por 1 a 0 e o juiz sinalizou três minutos de acréscimo. Aos 47 minutos do segundo tempo, um torcedor jogou um foguete na área do goleiro avaiano Zé Carlos. Houve uma pequena interrupção e o árbitro retomou a partida. Aos 49 minutos, em lance polêmico, o Figueira conseguiu o empate. Houve muita reclamação por parte do time da casa, que alegou que o tempo de acréscimo já havia acabado e que o goleiro Zé Carlos havia sofrido uma falta no lance. Assista e tire suas próprias conclusões:




Curiosidade: Em 1971, Avaí e Figueirense protagonizaram o chamado 'Clássico da Vergonha'. A denominação se deve ao fato de que, naquele amistoso em alusão à "Revolução Democrática de 64" (golpe militar), o juiz expulsou todos os 22 jogadores. Não sobrou nenhum em campo e o jogo acabou aos 10 minutos do segundo tempo. Para mais detalhes, clique aqui.

Um comentário:

  1. Que otário esse Bebeto, hein?

    Pelo amor dos meus filhinhos, ponham aspas nessas Revolução Democrática aí, trata-se do golpe de 64.

    Interliguem os dois posts!!!!

    ResponderExcluir