sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Clássico-Rei da 'Terra da Luz': Ceará vs. Fortaleza

Em 2 de junho em 1914, Luis Esteves Junior e Pedro Freire fundaram o Rio Branco Football Club. O novo time possuía um jogo de uniformes com camisa roxa e calções e meias brancas. Um ano mais tarde, após uma assembleia geral, a diretoria resolveu mudar o nome do clube para Ceará Sporting Club e, com dificuldade para adquirir malhas de cor roxa, mudou as cores da camisa do time para preto e branco, em listras pretas verticais.

Em 18 de outubro de 1918, Alicide Santos, comerciante cearense apaixonado por futebol, fundou o Fortaleza Esporte Clube. As cores escolhidas para representar o time foram azul, branco e vermelho. Por ter estudado na escola francesa College Stella, Alcides teria se inspirado nas cores da bandeira da França. Desde a década de 1910 os dois times eram as maiores forças do estado do Ceará. Nascia o Clássico-Rei, uma das maiores rivalidades da Região Nordeste.

O começo da rivalidade

O primeiro clássico entre Fortaleza e Ceará aconteceu no dia 17 de dezembro de 1918, em partida válida pela Liga Metropolitana Cearense de Futebol. Melhor para o Vozão, que bateu o Fortaleza por 2 a 0.

O Fortaleza conseguiu vencer seu principal rival apenas quatro anos depois, em 1922. Pelo Campeonato Cearense, o Tricolor de Aço goleou o Ceará por 6 a 3. Entretanto, nesse mesmo ano, o Alvinegro Cearense quebraria uma sequência de títulos do Leão, que rumava à sua terceira conquista consecutiva.

Existe tanto equilíbrio entre Ceará e Fortaleza que até mesmo o número de títulos estaduais é igual para os dois: 39 para cada time. O Clássico-Rei já decidiu o Campeonato Cearense 32 vezes. O Tricolor venceu 17 delas, enquanto que 15 ficaram sob domínio do Vozão.


Castelão

Como os estádios próprios de Ceará e Fortaleza não suportam mais que 5 mil pessoas cada um, os Clássicos-Rei costumam acontecer em estádios do governo. O Municipal Presidente Vargas, construído em 1941, costumava ser o palco do dérbi. Mas, no ano de 1973, foi inaugurado o estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), que já chegou a receber 120 mil pessoas, e hoje comporta 60 mil.

Construído pelo governo estadual, o Castelão abrigou um dos confrontos de maior público do futebol do estado do Ceará. Em 11 de novembro de 1973, cerca de 70 mil torcedores foram ver o jogo de inauguração do estádio, que não poderia deixar de ser um Clássio-Rei. Mesmo com o placar de 0 a 0, os cearenses festejaram muito a criação de uma nova casa para o futebol. No entanto, esse número é apenas uma estimativa. Oficialmente, o maior público de um jogo entre Ceará e Fortaleza é de 60.363 torcedores, num dérbi vencido pelo Leão por 1 a 0, em 1991.

O Castelão está entre os 12 estádios-sede da Copa do Mundo de 2014. Ele será reformado e terá capacidade ampliada para 66.700 espectadores, o que o habilita a uma das semifinais da Copa.

O clássico entre Leão e Vozão já até motivou a publicação de um livro: “Grandes Clássicos Reis da História – Ceará x Fortaleza”. Os autores Airton de Farias e Vagner de Farias contam histórias, curiosidades e emoções que revestem esse clássico nordestino.

Outra fonte de informação que conta um pouco do Clássico-Rei é “História do Campeonato Cearense de Futebol", do pesquisador cearense Nirez de Azevedo.

Em 2010

Neste ano, os arquirrivais decidiram o Campeonato Cearense pela 32ª vez. Depois de vencer o primeiro duelo da final por 1 a 0, o Fortaleza foi derrotado pelo Vozão no segundo jogo, por 2 a 1, mas, na disputa de pênaltis, levou o caneco. Com a conquista de 2010, o Tricolor de Aço igualou seu arquirrival no número de conquistas estaduais: 39. Os times também se pegaram pelo Torneio do Nordeste. O alvinegro venceu por 2 a 0, com gols de Wellington Amorim e Ernandes.

Como atualmente o Ceará disputa o Campeonato Brasileiro da Série A (e provavelmente não será rebaixado) e o Fortaleza a Série C, em 2011 os rivais devem se chocar, mais uma vez, apenas pelo Campeonato Estadual. E ano que vem promete: igualados no número de conquistas, os favoritos Vozão e Leão vão lutar com unhas e dentes numa disputa para tirar a prova de quem é o maior vencedor do estado do Ceará.

Amanhã, você confere vídeos de clássicos inesquecíveis Ceará e Fortaleza, aqui, no Blog Arquirrivais. Sugira o seu!


(Por Diego Mendes e Murilo da Luz, com edição de Diogo Rodrigues)

17 comentários:

  1. O que significa este apelido Vozão, hein?

    ResponderExcluir
  2. vozão é como os torcedores do ceara chamam o time aí os viado fica gitando na hora do jogo: Boraa vozão !!

    ResponderExcluir
  3. pessoal, esse lado da foto panoramica que vcs veêm lotado é a torcida do CEARA e ao fundo, quase sem ninguém é a do Bostaleza!!! quanta diferença

    ResponderExcluir
  4. ceara e o melhor time cearence

    ResponderExcluir
  5. quem e o time que tem mais vitorias no classico rei?num e o ceara entao e o melhor time que o futebol cearense tem.Sou da maior do estado<sou cearamor

    ResponderExcluir
  6. eu ñ de futebol, esse livro me fez percebe que ñ é tão ruim assim!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. 2012 já tem um campeãooo........é o meu leããão'

    FINAL:FORTALEZA(4) x (0)ceará


    ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu atrasado!! Nos estamos em 2014 e o ceara foi campeão em 2011, 2012 e 2013!!!! Ou seja tricampeão!!!! Seu leao nesse ano de 2014 não vai nem disputar a copa do brasil

      Excluir
    2. o fortaleza nao vai ser campiaol hoje

      Excluir
  8. Fortaleza campeão do campeonato cearense 2015,chora vozão,o campeão do nordeste e meu vice

    ResponderExcluir