quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Guarani vs. Ponte Preta, o Derby Campineiro

O ano era de 1900. A cidade, Campinas. Um grupo de estudantes do Colégio Culto à Ciência preenchia suas horas vagas jogando futebol no Bairro Ponte Preta – nome dado em função de uma ponte de madeira feita pela ferrovia, que para melhor conservação, fora pintada com piche. No dia 11 de agosto do mesmo ano, os estudantes que passavam a tarde jogando bola decidiram levar o hobby mais a sério. Foi fundada a Associação Atlética Ponte Preta.

Onze anos depois, alguns adolescentes da classe média/baixa se reuniam na praça Carlos Gomes – uma homenagem da cidade ao grande maestro e compositor campineiro Antônio Carlos Gomes – para também jogar futebol.

E, assim como os estudantes do Colégio Culto à Ciência, eles decidiram, no dia 2 de abril de 1911, fundar um time profissional de futebol. O nome? Guarany Foot-Ball Club, em homenagem à obra mais conhecida do maestro Carlos Gomes, nome da praça onde os rapazes passavam a tarde se divertindo.

O primeiro confronto entre as duas equipes da cidade ocorreu no mesmo ano da fundação do Guarani, em 1911. Na ocasião, a Ponte venceu o jogo pelo placar magro de 1 a 0, gol de Lopes. Desde então, as duas equipes travam uma disputa acirrada para disputar a hegemonia na cidade de Campinas.

Nos quase 100 anos de rivalidade, ocorreram diversos fatos marcantes. A começar pelo jogo de 26 de setembro de 1948, primeiro clássico disputado no recém criado estádio Moisés Lucarelli, casa da Macaca. O jogo era válido pela segunda divisão do campeonato paulista, e o Bugre pregou uma peça no rival ao vencer a partida por 1 a 0. Entretanto, no primeiro dérbi após a inauguração do estádio do Guarani, o Brinco de Ouro da Princesa, em 1953, a Ponte deu o troco num estrondoso 3 a 0. Uma curiosidade: apenas 650 metros separam os estádios de Ponte e Guarani.

Forças dos anos 70

A década de 1970 foi inesquecível para Bugre e Macaca. Em 72, 73 e 74, o Guarani conseguiu o título de Campeão do Interior do Campeonato Paulista. No fim da década, já em 1978, o Bugre sagrou-se Campeão Brasileiro – e até hoje é o único clube do interior a conquistá-lo. Fez bonito também na Libertadores de 1979, quando terminou em terceiro lugar. Foi nessa época que o Guarani revelou o centroavante Careca para o mundo.

Já a Ponte Preta, segundo clube mais antigo do Brasil dentre os que ainda estão em atividade, não ganhou nenhum título na década. Aliás, o único campeonato que a Macaca conseguiu vencer em toda a sua história foi a Segunda Divisão Paulista, em 1969. Mas nada disso ofusca o brilho de um time que foi vice-campeão paulista em 70, 77 e 79. Dentre alguns grandes jogadores, podemos citar o zagueiro Oscar, e os atuais treinadores Marco Aurélio e Jair Picerni.

O sucesso de Guarani e Ponte Preta nos anos 70 era tanto que a Revista Placar de outubro de 1978 fez uma reportagem trazendo a “Seleção de Craques” dos arquirrivais. Dela faziam parte jogadores como o meia Zenon, o zagueiro Pollozi e o goleiro Carlos.

Sem dérbi em 2010

Como Guarani e Ponte Preta estão em divisões diferentes tanto no Campeonato Paulista (o Bugre jogou a Série A2 e a Macaca a Série A1) e no Campeonato Brasileiro (Guarani está na Série A; Ponte Preta, na Série B), o Derby Campineiro não foi – e nem será – disputado neste ano. E existe o risco de não acontecer também em 2011. Como o Guarani não conseguiu o acesso no Paulistão, o clássico de Campinas só deve ocorrer se a Ponte Preta garantir uma vaga na primeira divisão do nacional.

Os rivais não se enfrentam em Brasileirões da Série A desde 2004 (ano em que o Guarani foi rebaixado). Em 2006, a Ponte Preta foi rebaixada para a segunda divisão. Coincidentemente, o Guarani, que disputava a Série B, também sofreu o descenso. Em crise, o clube jogou a Série C em 2007 e 2008, e só regressou à Série B em 2009, ano em que, após cinco anos, Bugre e Macaca puderam realizar um clássico válido por uma competição nacional. O Guarani bateu a Ponte por 2 a 1 (veja os melhores lances), encerrrando um jejum de seis anos sem vitórias sobre seu maior rival. Essa foi a última partida entre os arquirrivais campineiros.


Números do confronto:


(por Lucas Gadbem e Diogo Rodrigues)

67 comentários:

  1. É triste quando um clássico vai assim ser perdendo no tempo...

    Fiquei curioso para saber a origem dos apelidos Macaca e Bugre! Gostaria ainde de ler um post sobre a palavra "Derby".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clássico ou dérbi é o nome dado a um duelo futebolístico de grande rivalidade, sendo que, normalmente, é realizado por duas entidades desportivas locais. Nas últimas décadas, alguns destes encontros são, por vezes, alvo de confrontos entre craques ou torcidas.

      Entre clubes, normalmente ocorrem entre duas equipes da mesma cidade. São os casos, por exemplo, dos clássicos entre Internazionale e Milan (o "Derby della Madonnina") e Boca Juniors vs. River Plate (o "Super Clássico argentino").

      Em alguns países, no entanto, há grandes rivalidades que extrapolam dimensões locais, geram grande repercussão no meio esportivo e mobilizam fãs do esporte. São os casos, por exemplo, do "Le Classique" francês entre Olympique de Marseille e Paris Saint-Germain) e do "El Clásico" espanhol entre Barcelona e Real Madrid.

      Excluir
    2. Macaca refere-se a gozação da torcida do guarani a torcida da ponte nos anos 70 fazendo referência a predominância de negros na torcida da ponte se referindo aos negros de macacada,o que dava muita briga mas com o tempo a torcida gostou do apelido macaca para o clube e adotaram a macaca como mascote

      Excluir
    3. O Guarani é o maior clube do interior paulista, o unico a conquistar o campeonato brasileiro entre as equipes do interior do Brasil, além desta conquista o Bugre ainda tem os titulos da Taça de Prata e da Série A2 do Paulista, titulos reconhecidos como oficiais, na base o Guarani possui a conquista da Copa São Paulo de Juniores, também possui o maior estadio da cidade e o maior numero de torcedores, enquanto a macaquinha nunca sequer conquistou um titulo de expressão em seus mais de 115 anos o que é vergonhoso, ou seja, não tem moral nenhuma pra zoar o Guarani

      Excluir
    4. Bugre ou galinhada, da na mesma e macaca ou peruada, idem

      Excluir
  2. Ponte Preta é o caralho.

    ResponderExcluir
  3. O Indio ou Bugre, mascote do Guarani, surgiu como homenagem ao filho da terra, o compositor Carlos Gomes, autor da ópera “O Guarany”, um enorme sucesso em 1911, ano da fundação do clube de Campinas.A figura do indiozinho nada mais é do que uma representação dos homens que formavam a tribo dos Guaranis conhecidos por sua grande coragem e espírito de luta, características que o clube carrega ao longo de sua existência.

    ResponderExcluir
  4. Oficialmente a Macaca da Ponte surgiu para demonstrar a forma alegre e guerreira de sua torcida que, para os adversários, comporta-se de forma muito parecida com a do bicho, fazendo muita festa
    O apelido no feminino deve-se ao fato de a Ponte Preta ser um substantivo feminino: Associação Atlética.

    ResponderExcluir
  5. A Ponte Preta só não foi Campeã em 1977, por que todos na época viram o que fizeram para o Corinthians ser Campeão (estava sem ganhar título 23 anos), até carro da Eletropaulo ficou do lado de fora, pois se a Ponte marcasse gol, era para cortar a força, além disso a expulsão do Ruy Rei, que logo após terminar o campeonato foi para o Corinthians ( a casa dele foi apedrejada pela torcida da Ponte), as ameaças do juiz aos jogadores da Ponte, é triste, mais é pura VERDADE... INFELIZMENTE a sacanagem no futebol sempre existiu.
    Sou Corintiano e não comemoro este titulo, não teve graça...não precisava fazer, se não desse naquele, poderia ser no ano seguinte... abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mesmo aconteceu com o guarani em 81, inesplicável aquele gol do ZIco do meio da Rua no Wendel que logo foi para o flamengo.

      Excluir
  6. O Guarani realmente é mais vencedor que a Ponte Preta, mas a unica coisa em quem a Ponte Preta se destaca indiscutivelmente é em TORCIDA, que em numeros, representa quase o dobro da torcida rival, fato comprovado pelo instituto datacorp em 2002, e pela revista placar. Os 2 juntos, representam cerca de 1 milhão e meio de torcedores em todo pais, sendo os clubes mais populares do interior brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também se destaca por nunca ter conseguido vencer um campeonato #NuncaSerão

      Excluir
  7. Essa rivalidade aumentou ainda mais com entrada da Ponte Preta no carnaval campineiro, com a criação da escola de samba GRES.Ponte Preta Amor Maior, com grande apoio popular, a escola de samba novata, disputou o titulo em todos os anos, ficando sempre em 2º ou 3º lugar.
    Já em 2011, a uma uniformizada do Guarani se uniu com a escola de samba GRES. Unidos do Paranapanema, que criou um enredo homenageando os 100 anos do Guarani, mas infelismente o lado negro da rivalidade entrou em cena, e uma bomba caseira foi atirada das arquibancadas no meio da avenida, assim que a escola bugrina entrou na passarela do samba, encerrando a participação da escola e causando enorme tumulto, segundo os integrantes da escola, a bomba teria sido arremesada por um pontepretano.
    A escola alvinegra ainda desfilaria, e a promessa de troco da torcida bugrina não aconteceu, e a escola pontepretana entrou na avenida com cerca de 20 mil pontepretanos nas arquibancada, e novamente ficou em 3º lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vc é ponte pretano para escrever tantas besteiras, dobro de torcida do Guarani rsrsrsrs e onde estão esses torcedores? O Guarani na 3º divisão tem públicos maiores que ponte na 1º, não precisa falar + nada.

      Excluir
  8. Esse Rafael está de piada... onde a torcida da ponte é maior??? ha ha ha.

    e vinte mil no carnaval?? nem em jogo tem vinte mil ponte pretanos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é maior pq é mista! kkkkkk
      nunca serão!!!
      <3 Guarani

      Excluir
    2. #serieC #piadadeCampinas

      Excluir
  9. a torcida do gayrani é maior... 150 mil bugrinos na parada gay!!! muito maior que a da ponte!!! dia 16 de julho de 2011... ponte preta lider e galinhada na zona de rebaixamento... pelo menos a torcida é maior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gambazinho sonhou que tem 20.000 trouxas torcendo por esta merda de de time!!!! NUNCA SERÃO!!!!!
      BANDO DE COVARDES!!!!!

      Excluir
  10. hahahahahaahhaa...NUNCA SERAO!!! JAMAIS!!! PERUADA MISTA...GFC A MAIOR DO INTERIOR

    CHORA XITA

    ResponderExcluir
  11. JAH TO ME PREPARANDO PRO PROXIMO ENTERRO DA GALINHADAAA ... TERCEIRONA TE AGUARDA GALINHADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Só queria que essas galinhas colocassem UMA ÚNICA pesquisa que somos menores, nao existe.
    Somos os maiores do interior, enquanto voces apenas a 5º torcida da cidade. Amanhã o bixo vai pega, e enterraremos o bugrinho na serie C mais uma vez.

    ResponderExcluir
  13. A Brasa tah assando galinhada!!! AHAHAHAHA!
    NUNCA + SERÃO...

    ResponderExcluir
  14. Queria saber o significado dessa palavra "derbi"!
    Como surgiu e porque se chama assim!

    alguem pode mim ajudar?

    ResponderExcluir
  15. A ridícula pesquisa de torcida comentada pelo torcedor misto acima, foi feita no dia seguinte a um rebaixamento do Guarani, e paga pelo presidente da AAPP (Associação Atlética das Pegirosas Peruas). Foi a única vez que deu maioria xita. Antes mesmo da construção do tobogã no Brinco de Ouro, o Guarani já tinha 8 dos maiores públicos em Campinas. Depois, virou piada, pois o tobogã sozinho comporta 75% da capacidade de público do popular "chiqueirão".

    ResponderExcluir
  16. GALINHA BOTA OVO, CACAREJA E CALA O BICO QUANDO PERDE DE 2 X 0 PARA O TIME DE MAIOR TORCIDA DO INTERIOR DO BRASIL

    CAMPINAS SÓ TEM 1 TIME

    MACACA QUERIDA AMOR DA MINHA VIDA

    ResponderExcluir
  17. BUGRINOS GALINACEOS
    A VERDADE DÓI
    PONTE PRETA TEM A MAIOR TORCIDA E TODOS SABEM DISSO

    ResponderExcluir
  18. A Ponte Preta indiscutivelemnte tem uma torcida mais forte e vibrante.
    Se formos fazer uma análise regional perguntem para torcedores do Paulista de Jundiaí que é o seu maior rival ? perguntem para os torcedores do recem promovido XV de Piracicaba quem é seu maior rival regional ?
    PONTE PRETA, porque a torcida é quem faz o time, isso é fato queridos amigos bugrinos, não adianta ficarem bravos mas é a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rival pro Guarani é Santos, Sao Paulo, Palmeiras e corinthians. Paulista de Jundiaí é coisa da Associação Atlética das Pegirosas Peruas

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK COCÓTA MOBRAL...O CARA TA CITANDO RIVALIDADE REGIONAL FOFA!...RE-GI-O-NAL! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TEM QUE BOTÁ OVO E CACAREJÁ BURRONA!

      Excluir
  19. NUCA MAIS SERÃO......RSRSRSRSRSRSRSRS
    GOSTEI

    NÓS PODEREMOS GANHAR TUDO

    ResponderExcluir
  20. macaquinha, torcidinha mista, todo mundo sabe que metade da ralé que vai no chiqueiro tem a ponte como segundo time, ou seja, "simpatizantes" que torcem para times da capital também.

    No próximo derbi la no deposito de entulho que voces chamam de estadio, vamos botar fogo de vez.

    ResponderExcluir
  21. ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA

    ÉS AMADA PONTE PRETA, ORGULHO DE NOSSA TERRA !

    ESTÁDIO CONSTRUÍDO, PELA SUA MAIOR E MAIS VIBRANTE TORCIDA DO INTERIOR DO BRASIL.

    UMA VEZ PONTE PRETA, SEMPRE PONTE PRETA !!!

    E OUTROS DIZEM AÍ, " TORCIDA MISTA", TENHO VÁRIOS CONHECIDOS NA "TORCIDA DO gfc" E OS PRÓPRIOS "TORCEDORES" OU ESPECTÁDORES MELHOR DIZENDO, PREFEREM ACOMPANHAR OUTRO CLUBE DE MAIOR EXPRESSÃO !!!

    TANTO QUE NA FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 2008, VI TORCEDORES DO gfc NO CAMPO, E OUTROS ME FALARAM Q FORAM NA TORCIDA DO palmeiras....
    E AINDA FALARAM:

    "TENHO QUE PRESTIGIAR A MACACA NA FINAL, PQ O BUGRÃO É CAMPEÃO SÓ DE REBAIXAMENTOS !!!"

    TORCIDOR DE VERDADE NÃO É ISSO Q VCS CHAMAM DE guarani !!!

    TORCIDA DE VERDADE É PONTEPRETANO !!!

    CHORA GALINHADA, O 187 É NOSSO !!!


    TJP + TUS + TOP = UNIDOS PELA PONTE PRETA !

    ResponderExcluir
  22. O brinco de ouro é o estadio que cabe mais publico do interior de são paulo, 50.000 torcedores.........................................................25.000 sentado no colo dos outros 25.000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE MEU PAI COM SUA MÃE NO COLO, MEU IRMAO COM SUA IRMA, E EU COM SUA MULHER MACACO FILHO DA PUTA...

      Excluir
    2. Ponte preta torcida de drogados sem cultura

      Excluir
  23. MACACOS MALDITOS!!!!

    PODEM BRADAR DA FORMA QUE QUIZEREM MAS A VERDADE É QUE VOCES SABEM QUE SÃO INFERIORES, A PROVA DISSO SÃO AS DIVERSAS BAIXARIAS COMETIDAS POR ESTA RALÉ NESTES ANOS TODOS,... BOMBAS PERTO DE CRIANÇAS EM DESFILE DE ESCOLA DE SAMBA, DEPREDAÇÕES DE CIDADES VIZINHAS, PROVOCAÇÕES COVARDES EM MICROFONES DE CHIQUEIROS, AFINS...

    PRA FINALIZAR, QUANDO... DIGO QUANDO ESTA BOSTA PARTICIPAR DE UM JOGO INTERNACIONAL VALENDO PONTOS, NÃO AMISTOSO COMPRADO, UM CAMPEONATO COMO LIBERTADORES DA AMÉRICA, AI CONVERSAMOS... ATÉ A RALÉ DE JUNDIAI (ISSO NÃO É CIDADE, É PERIFERIA DE SÃO PAULO) JÁ PARTICIPARAM, VEJAM SÓ COMO VOCES SÃO RIDICULOS, 110 ANOS "100" TITULOS, HAHAHAHAHA ... E OS CHICO BENTOS DE PIRACICABA, SÃO RIVAIS DA PORCARIA, HAHAHAHAHA .. NOSSOS RIVAIS SÃO OUTROS, NÃO PAULISTAS, XV´S , BARBARENSES..... QUEM JÁ FOI REI, NUNCA PERDE A MAGESTADE MACACADA.... CHOREM MALDITOS. HA! O ANDERSON SILVA JÁ ADERIU O NUNCA SERÃO... - "SENHORES QUERO DIZER-LHES UMA COISA.. OS SRS NUNCA SERÃO"

    ResponderExcluir
  24. "não adianta ficarem bravos meus amigos bugrinos"

    acontece meu amigo que não preciso ficar bravo, POIS TORÇO PARA O MAIOR DO TORÇO PARA O MAIOR DO INTERIOR...FORÇA, RAÇA E TRADIÇÃO
    O BUGRE É O MEU AMOR
    CHORA PERUADA

    ResponderExcluir
  25. A macacada toda chora que campea nunca seraa.. Olee bugre ole ole oleee.. Nuncaa serão
    A maior torcida do interior do Brasil
    TFI =00=

    ResponderExcluir
  26. NÃO GANHA NADA E TEM Q SE FUDE!!!
    E É PORISSO QUE EU CANTO ASSIM TOMA NO CÚ ponte!!!!!

    XITA FILHA DA PUTA!

    ResponderExcluir
  27. galinhada vai pra serie C esse ano e a Ponte Preta sempre vai ficar na serie A.
    Ponte eu te amo
    Ponte eu te amo meu amor
    Ponte eu te amo
    E galinha vai tomar no cú filha da puta
    Eu sou macaco vc é galinha somos a mair mair torcida do interior

    ResponderExcluir
  28. galinhada vai pra serie C esse ano e a Ponte Preta sempre vai ficar na serie A.
    Ponte eu te amo
    Ponte eu te amo meu amor
    Ponte eu te amo
    E galinha vai tomar no cú filha da puta
    Eu sou macaco vc é galinha somos a mair mair torcida do interior

    ResponderExcluir
  29. A alegria dos pontepretanos é apenas ganhar do Guarani e não ser rebaixada. Essa é a única alegria deles... enquanto o Guarani está se reestruturando após os últimos anos com uma diretoria omissa e incompetente, mesmo assim sempre com médias de público maiores que da ponte. A imprensa de SP não fala mais dos times de Campinas, mas quem é daqui sabe do que estou falando!!
    Agora falando em tradição, campeonatos e torcida, o Guarani é muito maior que a ponte...

    ResponderExcluir
  30. Sem palavrassss... Falam que nós somos torcida mista!!! MASSSSSSSSS, tenho AMIGOS que torcem para são paulo, palmeiras e torcem tbm pelo guarani... QUE COISA TRISTEEEEEEEEE!!! Fato comprovado, tenho até fotos de seus faces com a bandeira dos dois times...

    Podem falar o que quiser............ MASSSSSSSSSSSS A MAIOR TORCIDA E MAIS APAIXONADA DO INTERIOR SOMOS NÓS !!! PONTE PRETAAAAAAAAAAAAAAAAA... MACACA QUERIDAAA !!! NÃOOO SOMOS MISTOSSSSSSSSSS.. jamaissssss

    ResponderExcluir
  31. CHORA GALINHADA VCS SABEM QUE A MAIOE TORCIDA DO INTERIOR E A T.J.P Ñ ADINTA RECLAMAREM VCS SABEM DISSO ALEM DISSO A PONTE SEMPRE FOI MELHOR QUE O GUARANI Ñ IMPORTA SE VCS TEM TITULO OU Ñ A PONTE SEMPRE FOI MELHOR E SEMPRE VAI SER ALEM DISSO TEM A MAIOR TORCIDA DO INTERIOR!!!!! PONTE MACACA QUERIDA AMOR DA MINHA VIDA SOU LOUCO POR VOCÊ UHHHHHHHHH PONTE E NÓIS TIPO COLOMBIA HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POSSO ATÉ CONCORDAR COM VC MACACO SE VC ME MOSTRAR QUANTAS VEZES VCS DISPUTARAM UMA LIBERTADORES E MAIS QUAL TIME É CAPAZ DE CHEGAR A UMA FINAL DE CAMPEONATO E LEVAR UMA SOVA DE 5. TIME DE BOSTA TORCIDA MISTA SIM SEMPRE TÉ MEU VÔ TEM UMA CAMISA METADE BOTAFOGO E METADE PERUA, FORA OS TORCEDORES DO FLAMENGO TODOS URUBUS COM MASCARA DE PERUA ...

      Excluir
    2. AGORA A GALINHADA NA SERIE C SO VAI JOGAR CONTRA O XV DE JAU CONTRA
      SAO BENTO DE SOROCABA E PURA AI VAI, VOCES NAO VAO CONSEGUIR JOGAR NEM CONTRA O PAULISTA DE JUNDIAI, COMO QUE VOCES FICAM FALANDO QUE OS SEUS RIVAIS SAO, SAO PAULO/ CORINTIAS/ SANTOS/ PALMEIRAS SE VOCES NAO VAO CONSEGUIR JOGAR NEM CONTRA O UNIAO BARBARENCE, VAI TIME DE MERDA PORCARIA, QUE ESTA MANCHANDO A HISTORIA DO FUTEBOL DE CAMPINAS, EU TERIA VERGONHA DE TORCER PARA ESTE TIME DE BOSTA.

      Excluir
  32. EM TODOS OS DERBYS A FÚRIA CORRE KKK A FÚRIA PODE TAR EM 40 A T.J.P EM 15 QUE A GALINHADA CORRE HAHAHAHA ARQUE COM AS CONSEQUECIAS GALINHADA MALDITA VCS SABEM QUEM E O MELHOR TIME E QUE TEM A MAIOR TORCIDA DO INTERIOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO GANHA NADA TEM QUE SE FUDEEEE E É POR ISSO Q EU CANTO ASSIM TOMA NO CÚ PONTE....
      TORCIDA MISTA, TORCIDA MISTA...
      TIME DE MERDA BANDO DE TRAVECO, MACACOS FILHOS DA PUTA...
      HOJE TEM FESTA NO CHIQUEIRO EU VOU PRA LA VER O MEU BUGRÃO GANHAR, A PERUADA FILHA DA PUTA QUE DÁ O CÚ E CHUPA ROLA VAI CHORAR.

      Excluir
  33. qui derby campineiro o caralho o classico fodah mesmo é corinthians vs palmeiras chupa gambazadaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  34. EI GALINHA VAI TOMA NO CÙ , TORCIDA JOVEM PONTE !

    ResponderExcluir
  35. OLE LE OLA LA O DERBI VEM AI E O BICHO VAI PEGA

    TREME MACACADA QUE O DERBI VEM AI

    TORCIDA MISTA CAMBADA DE CUZÃO

    NUNCA SERÃO

    GUARANI FUTEBOL CLUBE O VERDADEIRO E UNICO ORGULHO DE NOSSA TERRA


    NA VITÓRIA OU NA DERROTA

    HOJE E SEMPRE

    GUARANI

    ResponderExcluir
  36. EI TORCIDA JOVEM CAMBADA DE CUZÃO
    SOU FURIA INDEPENDENTE O TERROR DESTA NAÇÃO

    ResponderExcluir
  37. Eu levo sempre comigo
    Em todo campo que eu for
    A bandeira do verde e branco
    Símbolo do torcedor
    Brinco de Ouro, a nossa taba
    Construída com devoção
    Nossa família bugrina
    Tem raça e tradição
    Avante, avante meu Bugre
    Com fibra e destemor
    A cada nova jornada
    Guarani é mais amor
    Avante, avante meu Bugre
    Que nós vibramos por ti
    Na vitória ou na derrota,
    Hoje e sempre Guarani

    ResponderExcluir
  38. III E O CHIQUEIRO EU VOU INVADI

    E NO BRINCÃO VOU ME ACABAR

    E A MACACADA TODA CHORA

    CAMPEÃO NUNCA SERA

    0LE OLE BUGRE OLE OLE ALA

    ResponderExcluir
  39. A TODAS AS GALINÁCEAS......CHOREM QUE SEU TIME NUNCA MAIS SE REERGUERÁ.....KKKK...CÓ...CÓ....CÓ....TIME FRACO, TORCIDA RIDÍCULA....PONTE PRETA A MAIOR DO INTERIOR DO BRASIL

    ResponderExcluir
  40. Moro em Campinas desde 1971, sou de São Paulo,torcedor Santista. Mas em matéria de Torcida de fato a Maior do Interior do Brasil é da Ponte...Vi com os meus próprios olhos isto...É o povão a massa, pessoas mais humildes e simples...Unico fator negativo é de uma boa parte serem violentos. Já o Guarani chegou muito mais vezes numa final e tem um título glorioso de 78. O unico campeão brasileiro do Interior. Revelou muito mais jogadores , mas vejo uma grande rivalidade nos derbis é muito disputado...Os dois são muito parecidos. Este equilibrio é bonito para Campinas. Mas a Ponte ainda esta abaixo em vitórias, se eu não me engano o Bugre tem 6 vitórias á mais nos Históricos.

    ResponderExcluir
  41. o Guarani ao longo da história sem contar de 12 anos para cá sempre teve uma diretoria mais competente aproveitou o titulo brasileiro de 1978 para construir o tobogã vamos falar a verdade comparando ponte e guarani em termos de jogadores os dois times se equivalem muito um momento 1 esta melhor e o outro o outro falo porque eu acompanho os times a muitos anos tanto é que existe equilíbrio nos confrontos se eu não me engano o guarani tem cinco vitorias a mais nos confrontos geral.

    ResponderExcluir
  42. Ambas as torcidas são fanáticas. E até demais. Quem frequenta estádio em Campinas sabe que se alguém for com camisa de time da capital (tanto no Brinco quanto no Moisés) vai sair de lá direto pro Mário Gatti.

    O mesmo não acontece em outras cidades do interior (Lins, Bauru, Marília, Jundiaí, Piracicaba, Americana etc.), o motivo é muito óbvio: o porte da cidade de Campinas.

    Pode até ser que tenha alguns mistos nas duas torcidas, mas isso é exceção. A regra é o cara torcer pro Guarani ou pra Ponte e odiar os times da capital.

    Eu mesmo sou bugrino e reconheço que a torcida da ponte é de ''povão'' e a do Guarani é mais da ''elite''. Basta ir num jogo da Ponte ou ir no estacionamento do Guarani em dia de jogo (só vai ver carro importado).

    Mas isso, de modo algum, significa dizer que a torcida da Ponte é mais vibrante ou algo parecido. Acho que isso é muito subjetivo. Se vc for num derby, vai ver que no Brinco de Ouro a torcida da Ponte é mais vibrante, e se vc for no Moisés, vai ver que a torcida do Guarani é mais vibrante. E o motivo é muito simples: a torcida sempre canta mais no estádio adversário, porque os que vão são aqueles mais ''loucos'', dada a maior periculosidade de ser ver um derby em campo adversário.

    Se querem saber qual torcida é mais apaixonada, baseiam-se em dados objetivos, números, estatísticas. Ultimamente fica claro que a Ponte está numa situação bem melhor que a do Guarani. E mesmo a Ponte disputando campeonatos melhores e formando times mais competitivos, a torcida do Guarani ainda se mostra mais presente.

    Agora, o que não se pode é afirmar que a torcida da Ponte Preta é mais fanática ou mais vibrante só porque a mídia diz que a torcida da ponte é ''da massa''. Pois quem não frequenta estádio em Campinas tem exatamente o mesmo pensamento: que a da Ponte é vibrante e a do Guarani é mais ''de boa''.

    Quanto ao tamanho das duas torcidas, eu vou morrer e ainda não saberei quem é a maior. Há pesquisas que dizem que a do Guarani é maior, outras que a da Ponte é maior.

    Enfim, eu como bugrino, afirmo que ambas as torcidas não deixam a desejar pra nenhuma torcida da capital.





    ResponderExcluir
  43. HOJE E SEMPRE GUARANI A MAIOR DO INTERIOR

    ResponderExcluir
  44. Em derbys oficiais a ponte tem vantagem pelo paulista a1 e a2 a ponte tem 25 vitórias contra 20 do gfc , agora em amestoso e torneio da amizade não vale em confrontos de invencibilidade são 16jogos que a ponte ficou sem perder de 1979 a 1984 mas jogando sempre

    ResponderExcluir
  45. 2013 3x1 ponte se passaram 5 anos sem derbi, 2018 3x2 ponte os 2 derbi foram no pinicao das princesas, nosso salão de festa 5 anos de tabuuuu o próximo 24 /08/2018 elas trememmmm

    ResponderExcluir