segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ba-Vis Inesquecíveis

Bahia 1x1 Vitória - Campeonato Baiano - Agosto de 1994

Até hoje, nenhum Ba-Vi levou mais gente ao estádio do que na decisão do Estadual de 1994. Naquele dia, 97.240 pessoas foram à Fonte Nova e viram um grande jogo. Defendendo o título, o Bahia havia começado o campeonato de forma pífia, incluindo duas humilhantes derrotas por 4 a 0 para o arquirrival Vitória. Mas o Tricolor se recuperou e foi à decisão contra o Rubronegro, precisando de um empate para se sagrar bi-campeão. Após começar perdendo, o gol salvador do Bahia só veio aos 46min do segundo tempo, por intermédio de Raudinei. Veja os lances dessa partida emocionante:





Bahia 5x6 Vitória - Campeonato Baiano - abril de 2007

Um dos maiores Ba-Vis de todos os tempos. A partida era válida pela primeira rodada do Quadrangular Final do Estadual. Durante o jogo, foram três viradas no placar (duas a favor do Vitória e uma a favor do Bahia), além de um empate tricolor aos 44min do segundo tempo, que cravou 5x5 no placar da Fonte Nova. Mas o Vitória tinha Índio, que marcaria seu quarto gol no jogo, dando a vitória para o Leão. Os 'deuses do futebol' pareceram prever que seria o último Ba-Vi na velha Fonte Nova, que, depois da tragédia de 26 de novembro de 2007, seria interditada e, três anos depois, demolida.



Bahia 3x0 Vitória - Final do Campeonato Baiano - Agosto de 1988

No ano que que o Bahia se sagrou campeão brasileiro pela segunda vez em sua história. o time também foi tricampeão estadual. O vídeo mostra os gols da partida, mas também a pancadaria que ocorreu quando o placar já estava definido. Um episódio que ficou marcado negativamente na história dos Ba-Vis. Os gols da partida foram marcados por Pereira, Renato e Osmar. Veja a reportagem sobre a decisão.




Vitória 2x1 Bahia - Decisão do segundo turno do Estadual - 1999

O primeiro turno teve como campeão o Bahia. Se o Tricolor ganhasse o jogo, sagrava-se vencedor do campeonato baiano daquele ano. E o time começou na frente logo nos primeiros minutos com Lima cobrando falta. Com essa resultado parcial, o Barradão ficou aflito. Mas o Leão conseguiu uma virada sensacional com dois gols também de bola parada. O nome do artilheiro: Petkovic! O triunfo do Vitória prorrogou a decisão do Estadual. Veja como foi narrada essa história.



Por Murilo da Luz e Diogo Rodrigues

Um comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=hy1z7iCCRMk
    Bahia 1 x 0 Vitória (1979)

    O Vitória era favorito ao título baiano, mas no 2° tempo o tricolor Fito Neves deu chute forte do "meio da rua" e o goleiro rubro-negro Gélson tomou 1 frangaço histórico. Bahia heptabaiano.

    http://www.youtube.com/watch?v=nThYVKgacgc
    Vitória 2 x 2 Bahia (2002)

    Vitória chegou como favorito ao título do campeonato do NE na final contra o Bahia. Na partida de ida, na Fonte Nova, o Bahia venceu o rival por 3 a 1.Na partida de volta,no Barradão, o Vitória teria que vencer por 2 gols de diferença para ganhar este campeonato. No 2° tempo,aos 6 min, Robson Luis(Vi) fez 1 a 0 , mas Nonato(Ba)empatou aos 17. Aos 21, Fernando(Vi) desempatou de pênalti.A taça parecia que iria ficar com o Vitória, em função da pressão contra o Bahia, mas aos 41mins., num contra-ataque, Nonato empatou de cabeça e deu o título ao Bahia. Bahia Bi do NE, e consagração de Nonato, maior artilheiro do Bahia no século XXI.

    ResponderExcluir