
E, assim como os estudantes do Colégio Culto à Ciência, eles decidiram, no dia 2 de abril de 1911, fundar um time profissional de futebol. O nome? Guarany Foot-Ball Club, em homenagem à obra mais conhecida do maestro Carlos Gomes, nome da praça onde os rapazes passavam a tarde se divertindo.
O primeiro confronto entre as duas

Nos quase 100 anos de rivalidade, ocorreram diversos fatos marcantes. A começar pelo jogo de 26 de setembro de 1948, primeiro clássico disputado no recém criado estádio Moisés Lucarelli, casa da Macaca. O jogo era válido pela segunda divisão do campeonato paulista, e o Bugre pregou uma peça no rival ao vencer a partida por 1 a 0. Entretanto, no primeiro dérbi após a inauguração do estádio do Guarani, o Brinco de Ouro da Princesa, em 1953, a Ponte deu o troco num estrondoso 3 a 0. Uma curiosidade: apenas 650 metros separam os estádios de Ponte e Guarani.
Forças dos anos 70

Já a Ponte Preta, segundo clube mais antigo do Brasil dentre os que ainda estão em atividade, não ganhou nenhum título na década. Aliás, o único campeonato que a Macaca conseguiu vencer em toda a sua história foi a Segunda Divisão Paulista, em 1969. Mas nada disso ofusca o brilho de um time que foi vice-campeão paulista em 70, 77 e 79. Dentre alguns grandes jogadores, podemos citar o zagueiro Oscar, e os atuais treinadores Marco Aurélio e Jair Picerni.
O sucesso de Guarani e Ponte Preta nos anos 70 era tanto que a Revista Placar de outubro de 1978 fez uma reportagem trazendo a “Seleção de Craques” dos arquirrivais. Dela faziam parte jogadores como o meia Zenon, o zagueiro Pollozi e o goleiro Carlos.
Sem dérbi em 2010
Como Guarani e Ponte Preta estão em divisões diferentes tanto no Campeonato Paulista (o Bugre jogou a Série A2 e a Macaca a Série A1) e no Campeonato Brasileiro (Guarani está na Série A; Ponte Preta, na Série B), o Derby Campineiro não foi – e nem será – disputado neste ano. E existe o risco de não acontecer também em 2011. Como o Guarani não conseguiu o acesso no Paulistão, o clássico de Campinas só deve ocorrer se a Ponte Preta garantir uma vaga na primeira divisão do nacional.
Os rivais não se enfrentam em Brasileirões da Série A desde 2004 (ano em que o Guarani foi rebaixado). Em 2006, a Ponte Preta foi rebaixada para a segunda divisão. Coincidentemente, o Guarani, que disputava a Série B, também sofreu o descenso. Em crise, o clube jogou a Série C em 2007 e 2008, e só regressou à Série B em 2009, ano em que, após cinco anos, Bugre e Macaca puderam realizar um clássico válido por uma competição nacional. O Guarani bateu a Ponte por 2 a 1 (veja os melhores lances), encerrrando um jejum de seis anos sem vitórias sobre seu maior rival. Essa foi a última partida entre os arquirrivais campineiros.
Números do confronto:

(por Lucas Gadbem e Diogo Rodrigues)